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Como reclamar de um produto ou serviço?

Atualizado: 10 de fev. de 2024


Como reclamar de um produto ou serviço?

1- Identifique o problema:


O primeiro passo é identificar o problema com o produto ou serviço. Quais são as características ou funcionalidades que não estão de acordo com o que foi prometido?


2 - Documente o problema:


É importante documentar o problema para ter provas do que aconteceu. Você pode fazer isso tirando fotos, gravando vídeos ou mantendo um registro escrito do que aconteceu.


3 - Entre em contato com o fornecedor:


O próximo passo é entrar em contato com o fornecedor do produto ou serviço. Você pode fazer isso por telefone, e-mail ou qualquer meio disponível para ser atendido.


4 - Apresente a reclamação:


Ao entrar em contato com o fornecedor, explique o problema e solicite uma solução. Você também pode solicitar um reembolso, a troca do produto ou serviço, ou a correção do problema.


5 - Receba uma resposta


O fornecedor tem o prazo de 30 dias para responder à sua reclamação. Se você não receber uma resposta dentro desse prazo, você pode registrar uma reclamação no Procon ou no consumidor.gov.br


Conclusão:


Ao seguir os passos deste guia, você estará mais bem preparado para reclamar de um produto ou serviço que não esteja de acordo com o que foi prometido.


Palavras chaves:


  • Direitos do consumidor

  • Proteção ao consumidor

  • Consumidor consciente

  • reclamação de produto ou serviço

  • Problema com produto ou serviço

  • Contato com fornecedor

  • Apresentação de reclamação

  • Resposta do fornecedor

  • Advogado consumidor RJ


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