Seu smartphone escuta sua conversa e te oferece anúncios?
- Rodrigo Deleuse
- 3 de ago. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 15 de fev. de 2024
Você já percebeu que após uma conversa, perto do seu smartphone, em seguida começou aparecer vários anúncios sobre o assunto?
Se sim, você provavelmente já se perguntou se seu smartphone estava te ouvindo.
Não é mesmo? Bem, não é coincidência que às vezes você receba anúncios que se relacionam diretamente com uma conversa que você acabou de ter.

No entanto, isso não significa que seu dispositivo esteja somente ouvindo suas conversas, há uma boa chance de você ter autorizado algum aplicativo a coletar dados com intuito de melhorar a sua experiência como usuário.
É PERMITIDO ESSE TIPO DE PRÁTICA?
Sim, só poderá ser permitido se o usuário consentir e concordar com os termos e condições nas atualizações de software ou download de aplicativos.
Essas condições geralmente permitem que os dados sejam coletados para que o usuário possa aproveitar todas as facilidades e a experiência nos programas e serviços assistidos por voz.
Importante ressaltar, que os telefones também podem ouvir e coletar dados ilegalmente. Isso ocorre, quando os usuários não consentem em ser ouvidos e muitas vezes os seus dados são violados por meio de Spyware ou outro Malware que esteja infectando o smartphone.
5 DICAS IMPORTANTES DE PRIVACIDADE E SEGURANÇA PARA SMARTPHONES:
Antes de baixar um aplicativo verifique se é seguro e de lojas oficiais, isso ajuda evitar aplicativos que podem conter malware;
Revise as permissões do aplicativo para determinar se aplicativos específicos realmente precisam ou não de acesso ao seu microfone e, por sua vez, acesso às suas conversas;
Exclua seu histórico de solicitações de voz no Google Assistant para garantir que não haja banco de memória da sua conversa e para garantir que suas informações potencialmente confidenciais não estejam em risco;
Considere usar um VPN para criptografar sua atividade de navegação manual, incluindo seu endereço IP, como uma camada adicional de proteção de privacidade;
Mantenha seu software sempre atualizado para ficar à frente dos cibercriminosos que procuram explorar a vulnerabilidades de usuários na internet.
Lembre-se!
Comentarios